quarta-feira

Livro Flor - A Flor na Natureza e na Cultura do Japao

BUNKYO: Nihon no Bi – Beleza do Japão acontece no Bunkyo dando inicio as atividades de 105 anos da imigração japonesa no Brasil

Por Kenia Gomes 


Chado Urasenke – cerimônia do chá (foto: divulgação)
No próximo mês se iniciam as atividades pelos 105 anos de imigração japonesa no Brasil (comemorados no dia 18 de junho). O evento Nihon no Bi – Beleza do Japão, que acontece nos dias 17 a 19 de maio, abre a programação e traz ao público exposições, música e arte, além do lançamento de um livro. A entrada é franca.
O hall do Grande Auditório do Bunkyo recebe a exposição dos professores da Associação de Ikebana do Brasil, num total de 100 arranjos de todas as 13 escolas de ikebana associadas. Além da exposição, os professores também promovem workshops fazendo uma breve introdução e demonstração dos princípios básicos da ikebana, visando estimular a prática dessa arte entre os visitantes.
No Salão Nobre, o Centro de Chadô Urasenke do Brasil promove várias sessões de demonstração da cerimônia do chá num cenário especialmente montado para a ocasião. Também, os professores da Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa se apresentam com uma audição de koto, shamisen e shakuhachi.
O espaço ainda conta com a participação dos artistas das Comissões de Arte Craft e Artes Plásticas do Bunkyo, bem como seus convidados, numa exposição coletiva.
A cerimônia de abertura do evento acontece no dia 17 de maio, às 19h, quando também será realizado o lançamento do livro “Hana – Flor – A flor na natureza e cultura do Japão”, em português, publicado pelo Centro de Chadô Urasenke do Brasil.


Um livro dedicado à flor na cultura do Japão


Por Celia Abe Oi

Na abertura do livro, a imagem do pergaminho com a palavra HAKUEI-AN, sala de chá FLORESCER DO BRASIL, denominação da sede da Urasenke no Brasil concedida pelo XIV grão-mestre Tantansai (autor da caligrafia)
Um recorte da tradição japonesa expressa por meio das flores – esta foi a proposta do Centro de Chado Urassenke do Brasil ao editar o livro: Hana – Flor – A flor na natureza e cultura do Japão. Seu lançamento será no próximo dia 17 de maio, na abertura da exposição Nihon no Bi – Beleza do Japão, no Hall de Entrada do Bunkyo.

“Arranje as flores tal como elas estão no campo”, é uma das sete regras apontadas pelo grão-mestre Rikyu ao se reportar aos ensinamentos básicos da cerimônia do chá. Ele se referia à essência do Chabana, o tipo tradicional de arranjo usado durante o ritual do chá, em que se valoriza a singeleza de uma flor.


Capa do livro (foto: divulgação)

Assim, adotando a flor como tema principal, o livro extrapola o universo da cerimônia do chá para enfocar a Ikebana e suas formas de vivificação e as técnicas básicas. Além disso, no terceiro capítulo, traz o “Calendário Oriental e as Flores”, reunindo, em português, informações inéditas sobre as flores no calendário da cultura japonesa.

O livro Hana – Flor, em português, inteiramente em cores, com 200 páginas, é uma publicação comemorativa ao ano do Jubileu de Vinho* (70 anos) da Urasenke na América Latina. Ele estará à venda no dia do lançamento e durante o Nihon no Bi, na exposição de Ikebana.


Fonte: Bunkyo


SERVIÇO


Nihon no Bi – Beleza do Japão (Entrada Franca)
Abertura: dia 17, às 19h, com lançamento do livro “Hana – Flor – A flor na natureza e cultura do Japão”

Data/hora: 18 e 19 de maio, sábado e domingo, das 10h às 18h

Local: Hall do Grande Auditório e Salão Nobre do Bunkyo
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP

Informações: (11) 3208-1755

Realização: Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social


Apoio
Fundação Kunito Miyasaka
Associação de Ikebana do Brasil
Centro de Chadô Urasenke do Brasil
Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa
Comissão de Artes Plásticas e Comissão de Arte Craft do Bunkyo
#Cerimoniadocha #Chado #ikebana #Caminhodocha #Livrocerimoniadocha

Nenhum comentário: