domingo

10 Bunka Matsuri 2016 com Cerimonia do Cha

 10º Bunka Matsuri reúne diversas atividades neste domingo 

 

Com atrações para toda a família e entrada franca, o Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa será realizado dia 22 de maio de 2016, das 9h às 17h, na sede do Bunkyo, no bairro da Liberdade, em São Paulo
Veja os anos anteriores

01aCom atrações para toda a família e entrada franca, o Bunka Matsuri – A Festa da Cultura Japonesa foi realizado domingo, dia 22 de março de 2015, das 9h às 17h, na sede do Bunkyo, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Nesta edição, três eventos especiais marcam a programação.
Organizado sob a liderança da Comissão de Jovens, o Bunka Matsuri tem como finalidade promover os diversos aspectos da cultura japonesa, como também trazer o público para conhecer a entidade.
Entre as tradicionais atividades da festa estão as apresentações de música e dança folclórica, a praça de alimentação com diversas especialidades culinárias, as oficinas culturais, exposições, demonstração de cerimônia do chá, bazar, entre outras.
Rodolfo Wada, presidente da Comissão Organizadora, destaca que esta será uma edição muito especial por conta da comemoração dos 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e 60 anos de fundação do Bunkyo. “Uma oportunidade única de vivenciar diversos aspectos da cultura japonesa em apenas um dia”, garante.

Os destaques da festa
01Para abrigar todas as atividades do evento, o festival ocupa todos os espaços da entidade, que recentemente passou por obras de melhoria e agora poderá oferecer mais conforto aos visitantes. Um dos novos locais é o Espaço Multiuso, implantado no antigo Ginásio de Esportes, e que hoje conta até com ar condicionado.
Neste local será montado o Restaurante VIP, sob coordenação do premiado chef Shin Koike, que em 2014 foi uma das cinco personalidades condecoradas pelo governo do Japão por seus serviços de divulgação da cultura culinária nipônica pelo mundo.
02O menu degustação inclui entrada, sushi, grelhados, fritos e wagashi (confeito) e os convidados vão degustar, entre outros pratos, especialidades como: salmão marinado com shio-koji, lula recheada com arroz mochi, sushis variados, bara-tirashi, peixe cojinova grelhado temperado com misso, shogayaki de contrafilé, tempurá de pupunha recheado com massa de camarão e mini porção de sobá gelado. O serviço encerra com o confeito kuzu mochi com kinako.
O restaurante vip funcionará das 12h às 15h no Espaço Multiuso e custa R$ 120,00 por pessoa (bebidas não inclusas). Os últimos convites podem ser adquiridos na secretaria do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP / tel. (11) 3208-1755).
Exposição do Japão
03No Bunka Matsuri será a última oportunidade de visitar a exposição Artesanato do Japão: tradições e técnicas, promovida pela Fundação Japão em São Paulo. Montada no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, no 9º andar do Bunkyo, a mostra será encerrada após o festival e seguirá para Seattle (EUA) depois de ter passado por Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Manaus, Belém e Recife.
As peças fazem parte do acervo da Japan Foundation (Japão) e reúne utensílios criados, ao longo dos anos na vida cotidiana, em cerâmica, tingimento de tecidos, metais, marchetaria, laqueados, bambu e madeira, papel, entre outros, sempre trabalhados com técnicas adequadas, de acordo com a natureza de cada material, resultando em objetos práticos e com seu toque de beleza.
3a - marchetaria hakoneTrata-se de uma exposição que traz um recorte do artesanato do Japão, sob o olhar das tradições e técnicas adotadas por reconhecidos artesãos, compartilhando a habilidade e criatividade de seus trabalhos.
“Os materiais tradicionais e característicos de cada região foram transformados em utensílios práticos e artigos altamente criativos, com a esmerada técnica e talento dos artesãos que desenvolveram a produção e a criação de obra de arte, contribuindo para aumentar o estrato do setor artístico e qualitativamente como um todo”, afirma Kazuko Todate, curadora do Museu de Arte em Cerâmica de Ibaraki, no Japão.
Godo Katen
04O terceiro evento especial está sendo preparado em conjunto com a Associação Brasileira de Ikebana. Na ocasião, ela estará apresentando a Grande Exposição Coletiva de Ikebana (Gōdō Katen), evento anual e tradicional da Associação que reúne a maioria dos professores e alunos praticantes de Ikebana em São Paulo.
A exposição de Ikebana abrirá no dia 20 de março (sexta-feira) e prosseguirá até domingo, dia 22, ocupando o Salão Nobre e o hall de entrada do Bunkyo. No sábado, dia 21, está programada uma atividade especial integrando várias artes tradicionais japonesas: "Hana - a flor e seus encantos". A proposta é presentar as diversas formas de expressão estética a partir do Kadô, a arte do arranjo floral (ikebana). A demonstração inclui dança tradicional japonesa, cerimônia do chá, caligrafia japonesa (shodô) e, claro, ikebana.
04aAs escolas participantes são: Instituto de Ikebana Ikenobo do Brasil, Associação Cultural de Ikebana Kooguetsu Ryu, Sogetsu Ryu, Ohara Ryu, Shoguetsudo Koryu, Sogetsu Ryu Brasília Study Group, Associação de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina, Saga Ryu, Kado Misho kai, Ikenobo Kadokai Nambei Shibu, Ikebana Sanguetsu e Seiguetsu Ryu.
“Homenageando os 120 anos do Tratado de Am

 

 

 

A FESTA DA CULTURA JAPONESA NO BUNKYO com cerimonia do cha

cartaz-siteUma festa especial para quem gosta de cultura japonesa. Com esta proposta, o Bunkyo realiza o 8º Bunka Matsuri, no dia 23 de março de 2014, em sua sede, na Liberdade, próximo da Estação São Joaquim do Metrô.
Durante todo o dia estão programadas diferentes atrações, que ocuparão todas as instalações da sede da entidade envolvendo desde o espaço das garagens, passando pelo Grande Auditório e Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.
A organização do 8º Bunka Matsuri tem o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Brasil Kirin, Sushi Isao, Sakura, Yamato, Kikkoman, Ajinomoto, Hiroshima, Alfa Alimentos e Fast Shop e apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, AgroNippo, Nikkey Shimbun, São Paulo Shimbun, Jornal Nippak, Mundo Ok, Rádio e TV Nikkey, Rádio Banzai, Kibô-no-Iê, Kodomo-no-Sono, Ikoi-no-Sono e Yassuragui Home.
O Bunka Matsuri é uma festa idealizada para congregar jovens e adultos e apresentar diversos aspectos da cultura japonesa praticada em nosso país. Portanto, esta é a hora!
A entrada é franca, as atividades das oficinas e o show artístico internacional também.
Para chegar até ao Bunkyo, a melhor forma de transporte é o Metrô (descer na estação São Joaquim), principalmente porque o trânsito da região anda complicado devido às obras que interditam o quarteirão da Rua Galvão Bueno entre as ruas São Joaquim e Fagundes.
Serviço:
8º Bunka Matsuri (entrada franca)
Dia 23 de março de 2014, das 9h às 17h
Local: Sede do Bunkyo, Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo-SP
(próx. Estação São Joaquim do Metrô)
A seguir, a programação de cada um dos espaços:
A arte do Dô: Cerimônia do Chá e Shodô
cer cha 3O espaço do Salão Nobre será ocupado por duas artes tradicionais japonesas que requerem distância do burburinho de um festival, criando um local de tranquilidade e concentração. Por conta disso, o 2º andar do edifício foi reservado para os professores da cerimônia de chá do Centro de Chado Urasenke do Brasil, que neste ano comemora 60 anos de atuação no Brasil, e para a exposição das obras de Shodô (arte da caligrafia) da associação Shodô Aikoukai, com oficina dos mestres. No local também haverá uma exposição de arte craft e artes plásticas.
Chef Shin Koike Especial
shin koikeEm seu currículo estão conceituados restaurantes, tais como Aizomê, Sakagura A1 e Rangetsu of Tokyo e a autoria da premiadíssima publicação “A Cor do Sabor”. Também, a presidência da Comissão de Divulgação da Culinária Japonesa.
Neste 8º Bunka Matsuri, o renomado chef Shin Koike comanda o Restaurante VIP com um especial Menu Degustação que inclui ebi-shinjyo empanado com arare, sashimi com gelatina de suco de yuzu, panceta cozida à moda japonesa, sushi e niguirizushi.
O Restaurante VIP, além da atuação do chef Shin Koike, conta com as cerâmicas do Atelier Hideko Homma e os temperos da Kikkoman.
O convite custa R$ 100,00, sem incluir bebida. O Restaurante VIP será montado na sala 13, 1º andar, e terá o serviço funcionando às 11h30, 14h e 16h.
Para todos os paladares
alimentacao extSe você é uma daquelas pessoas interessadas em culinária japonesa e, principalmente, de comida caprichada e saborosa, não poderá deixar de prestigiar o Bunka Matsuri. A Praça de Alimentação Externa, com entrada pela rua Galvão Bueno, reúne as barracas coordenadas pelas entidades beneficentes. O Kibô-no-Iê irá oferecer oyakisoba; o Yassuragui participa com guiozá e cocada; os voluntários do Ikoi-no-Sono, além de batata-lôka e churros, estarão preparandoraspadinhas; o Kodomo-no-Sono participa com tempuráyakitori eokonomiyaki. Para completar os sabores de festa, a Yamato vai oferecer os tradicionais takoyaki.
alimentacaoNa Praça de Alimentação Interna, no 1º piso do Estacionamento, mais sabores da tradição japonesa – ali os visitantes poderão saborear os obentô, sushi etemaki feitos pelo Bistrô Kazu e, também, os saborososokinawa soba e karê oferecidos pelo Bufê Shima.
Quem gosta de doces não pode deixar de visitar, nesse espaço, as participantes do Coral Bunkyo e do Coral Paineiras, que no festival são famosas pelos deliciosos bolos e guloseimas preparados especialmente para a ocasião. Também, o Kibô-no-Iê fará os tradicionais e insuperáveis sonhos recheados. E os voluntários da Associação Vila Nova Cachoeirinha, os deliciosos tempurá de sorvete!
Compras especiais
bazarImagine que coisas interessantes podem ser encontradas num espaço com 35 bazaristas! Se você é uma dessas pessoas que gosta de garimpar novidades e levar boas compras para casa, o 2º Piso do Estacionamento é o endereço certo!
Entre os incontáveis produtos estão artesanatos, importados, produtos comestíveis, panelas, flores e orquídeas, etc.
Depois, no Piso Intermediário do Estacionamento, estará o espaço especial de vendas. De um lado estarão os produtos da Sakura a preços imperdíveis. De outro, uma oportunidade ímpar para adquirir cerâmicas e quadros de pinturas de várias artistas que integram a Comissão de Artes Plásticas e Arte Craft do Bunkyo. Esse espaço terá ainda os objetos produzidos pelo Kodomo-no-Sono, Kibô-no-Iê e Ikoi-no-Sono.
Praticar para conhecer
kirigamiUm convite para conhecer diferentes facetas da cultura japonesa numa animada e produtiva reunião coletiva sob a coordenação de especialista convidado.
Certamente, a maioria conhece o Origami com seus desafios criativos a partir das dobras de papéis, mas será que todos sabem os iguais encantos do Oribana, Oshibana, Oshiê? Ou então, o detalhado e preciso corte no papel com a técnica do Kirigami?
furoshikiOs organizadores também convidaram Claudio Sampei para ensinar as técnicas de amarrar, dobrar e produzir embalagens usando quadrados de tecidos chamados de Furoshiki, mas há ainda uma forma inteligente de somar por meio do Soroban e os desafios de recriar os desenhos por meio dos tecidos com a técnica do Patchwork.
Certamente, nenhuma Festa da Cultura Japonesa estaria completa se deixasse de lado duas modalidades artísticas profundamente arraigadas à tradição – o Shodô e a Ikebana.
Show Artístico Internacional
show 1Nas edições do Bunka Matsuri, uma atração à parte é o show artístico organizado pela Comissão de Música e Dança Folclórica realizado no Grande Auditório.
Para este ano, juntamente com as apresentações dos melhores grupos de taiko, músicas e danças típicas japonesas e karaokê, destaque especial para os grupos de danças folclóricas da Rússia, Alemanha, Croácia e Itália.
A programação tem início às 10h, com a apresentação de taiko dos alunos da escola Mika Youtien; seguindo-se os bailarinos do grupo Tottori Shan Shan Kassa Odori e o grupo folclórico Troyka da Rússia. Depois, a performance dos representantes da escola de dança folclórica de Okinawa, Ryukyu Buyo Kyokai, o show do cantor Sérgio Tanigawa, a apresentação do grupo folclórico Gold Und Silber da Alemanha e a Escola de Bailado Kinryu Hanayagui, finalizando com o grupo de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daikoantes da cerimônia de abertura às 12h.
show 3A segunda parte do show artístico começa às 14h com a apresentação do grupo de taiko Tangue Setsuko Taiko Dojo, prosseguindo com a apresentação dos integrantes da Associação Cultural e Assistência Social de Kenko Hyougen Taisso do Brasil, o grupo folclóricoJadran da Croácia, a apresentação dos bailarinos da escola Fujima Ryu, depois a Associação Brasileira de Música Clássica Japonesa e a performance dos integrantes da União Cultural Guinken Shibu do Brasil, encerrando-se com a sempre contagiante apresentação do grupo folclóricoNostra Italia.
Samba e futebol, uma exposição nipo-brasileira
shodo 1Às vésperas do início da histórica Copa do Mundo no Brasil, e ainda curtindo os sabores do carnaval com seus desfiles das escolas de samba, o 8º Bunka Matsuri irá apresentar no hall de entrada do Bunkyo uma exposição nipo-brasileira especial.
Para isso, irá reunir num mesmo espaço, sempre enfeitado pelos arranjos das professoras de Ikebana, as dobraduras do grupo de Mari Kanegae que retratam uma escola de samba, destacando toda a técnica do origami e trabalho minucioso dos mestres brasileiros! Para contextualizar o momento, o evento também estará homenageando a seleção japonesa de futebol.
A imigração japonesa no Brasil
museu 1O Bunka Matsuri é um momento em que o Bunkyo abre suas portas para receber todos os interessados em cultura japonesa. É dentro dessa proposta que o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, localizado nos 7º, 8º e 9º andares do Edifício Bunkyo, realizará, nesse domingo, uma programação especial de visitação.
O Museu de Arte Nipo-Brasileiro, localizado no 1º andar do Edifício Bunkyo, também prepara uma exposição de seu acervo para apresentar ao público do festival.
Agora só falta você, sua família e seus amigos!

Nenhum comentário: